Guerra fiscal entre EUA e China levará à valorização da soja brasileira

August 8, 2018

Para ministro, demanda chinesa do grão passará a ser suprida pela produção nacional.

Guerra fiscal entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias globais, poderá levar a uma valorização da soja no mercado brasileiro, o que deve encarecer a ração destinada à pecuária, disse nesta segunda-feira (06/08/2018), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Jorge.

 

De acordo com o ministro, que participou nesta segunda-feira de almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), se a China parar de comprar soja dos produtores norte-americanos, a demanda chinesa passará a ser suprida pelo grão produzido em solo brasileiro, o que levaria ao aumento do preço da oleaginosa. "A ração é um produto importante que vai para o gado, que é um produto importante das exportações brasileiras", disse o ministro, acrescentando que no médio prazo o acirramento da tensão comercial entre EUA e China poderá trazer efeitos negativos por conta guerra comercial potencial.

 

Outro fator que, segundo Jorge, tem sempre que ser levado em conta "é que qualquer diminuição de troca comercial e de fluxo no mundo vai impactar todos os países". "Então o que nós defendemos é um multilateralismo e o livre comércio", acrescentou.
 

No momento, segundo Marcos Jorge, o comércio exterior brasileiro ainda não está sentindo os efeitos do recrudescimento das relações comerciais entre Estados Unidos e o gigante asiático. "O que nós levamos para o governo chinês, quando da reunião bilateral que tivemos entre o presidente Temer e o presidente Xi Jinping em Johannesburgo, foi a possibilidade de a China estar abrindo a porta para derivados da soja, como óleo e soja moída", disse o ministro, para quem tal transação serviria também, além do acesso a mercado e adensamento das nossas exportações, como potencial regulador de mercado.
"Estamos atentos e tomando medidas para que não tenhamos prejuízos às nossas exportações", afirmou.

 

 

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: Ivan Bueno/Divulgação

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

December 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A Cooperativa Agroindustrial Amambai – COOPERSA, fundada em 29 de junho de 1993, inscrita no CNPJ sob n. 70.363.650/0001-87, com inscrição estadual n. 28.289.944-8, esta localizada no município de Amambai na Estrada Municipal Amambai/Sertãozinho Km 01.

Contato

(67) 3481-2287

Av. Pedro Manvailler, 4632 - Vila Cristina, Amambai - MS

© 2018. Coopersa. Criado orgulhosamente por Eficienthis