Saiba qual é a alimentação correta dos suínos

September 20, 2018

Com o setor da suinocultura evoluindo a cada dia, cresce também a preocupação dos produtores e criadores em proporcionar uma produção cada vez mais de qualidade. E uma das alternativas para atingir essa excelência está na alimentação do animal.

 

De acordo com o zootecnista da Quimtia Brasil, empresa especializada na produção de insumos para nutrição animal, José Luiz Schneiders, o primeiro passo é pensar em uma dieta específica para os suínos.

 

Para ele, ao contrário do que se imagina, a ração ideal para suínos deve favorecer mais o desenvolvimento da carcaça, do que a engorda propriamente dita. Ou seja, o alimento deve promover ganho de músculo e não gordura ao animal, devido ao melhoramento genético, que, com o passar dos anos, vem sendo aprimorado para fornecer ao consumidor proteína de origem animal, com baixo teor de colesterol. 

 

O especialista afirma, também, que, atualmente, existe um déficit de micromineirais como o manganês, zinco, iodo, ferro, cobre e selênio nos vegetais brasileiros, e de várias vitaminas. Por conta disso, segundo o zootecnista, é necessário que sejam adicionados sinteticamente na ração, além de acrescentar calcário, fosfato bicalcio e sal, que exercem funções específicas, principalmente no desenvolvimento dos ossos destes animais. “A alimentação dos suínos se concentra em milho, farelo de soja e aminoácidos, principalmente a lisina”, completa Schneiders.

 

Quantidade apropriada

Schneiders explica, ainda, é fisiológico que um animal mais velho coma mais ração do que um mais jovem. Segundo ele, por conta disso há a necessidade da alimentação ser mais concentrada em nutrientes no início da fase produtiva, e menos concentrada conforme o crescimento do animal. “Um suíno chega ao peso ideal para o abate com cerca de 100 e 110 kg, com aproximadamente 140 dias de vida”, ressalta.

 

 

Fonte: AGROLINK COM INF. DE ASSESSORIA

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

December 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A Cooperativa Agroindustrial Amambai – COOPERSA, fundada em 29 de junho de 1993, inscrita no CNPJ sob n. 70.363.650/0001-87, com inscrição estadual n. 28.289.944-8, esta localizada no município de Amambai na Estrada Municipal Amambai/Sertãozinho Km 01.

Contato

(67) 3481-2287

Av. Pedro Manvailler, 4632 - Vila Cristina, Amambai - MS

© 2018. Coopersa. Criado orgulhosamente por Eficienthis