BNDES suspende 6 programas de financiamento para o Agronegócio

May 27, 2019

 

Após suspender as linhas de financiamento para o Pronaf - Programa Nacional de Agricultura Familiar - e para o Moderfrota - Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras  - o BNDES anunciou no final da última semana (quinta-feira, 23), que os recursos de outros 4 programas de fomento do banco também serão suspensos por falta de recursos.

 

Entraram na lista de inabilitados o Prodecoop - Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias; o PCA - Programa para Construção e Ampliação de Armazéns; o Moderinfra - Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido, e; o  Pronaf Investimento - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

 

O anúncio foi feito faltando um mês para o final do período do Plano Safra 2018/2019.

Entidades ligadas ao setor agropecuário brasileiro já vinham alertando para o perigo de falta de recursos destinados às linhas de financiamento do agronegócio nacional desde o começo do ano, conforme publicou em primeira mão o Portal da Cidade à época (leia matéria).

 

De acordo com o analista Roberto Petri, gerente geral de uma das maiores concessionárias de máquinas e implementos agrícolas da região de Lucas do Rio Verde, "cerca de 80% de nossas vendas dependem de recursos do Moderfrota. O setor de venda de máquinas e implementos, em Lucas do Rio Verde e todo o Vale do Teles Pires, tem condições de crescer, nos próximos anos, aproximadamente 20%. Porém, para que isso aconteça, o agricultor precisa de duas coisas: um mercado estável, que lhe garanta o mínimo de rentabilidade e, em segundo lugar, acesso a recursos a juros com os quais ele consiga lidar". 

 

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, disse, em maio, que "o Moderfrota é prioridade para a pasta e um dos primeiros desafios a serem vencidos pelo Governo Federal para garantir as safras da próxima década".

 

 

Fonte: Portal da Cidade

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

December 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes