Soja: Brasil deve ter menor expansão de área em 13 anos, mostra pesquisa da Bloomberg

October 4, 2019

A safra 2019/20 de soja do Brasil já é destaque na mídia internacional, principalmente com a guerra comercial entre China e Estados Unidos ainda em curso e com a demanda da nação asiática inspirando uma série de incertezas em função da Peste Suína Africana. Mais do que isso, o país deverá, enfim, se consolidar como o maior produtor mundial da commodity. 

Assim, a agência internacional de notícias Bloomberg fez uma pesquisa com 10 analistas de mercado que mostrou que o crescimento da área brasileira cultivada com a oleaginosa deve ser de modestos 1,8% em relação à temporada anterior pata 36,7 milhões de hectares. Caso se confirme, ainda de acordo com o levantamento, esse será a menor expansão em 13 anos. A Bloomberg aponta que a média de crescimento dos últimos cinco anos é de 3,5% e nas últimas 10 safras, de 5%. 

 

 

Apesar disso, ainda se espera uma produção recorde, apontada pela pesquisa da Bloomberg, em 123 milhões de toneladas. As expectativas de produtividade para esta temporada, afinal, são bastante positivas, caso, é claro, as condições climáticas favoreçam o desenvolvimento das lavouras.

 

Para o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, "até agora essa safra do Brasil é uma safra sem problemas, onde podem ser colhidas 125 milhões de toneladas, ou até um pouco mais do que isso". 

 

Na região de Correntina, na Bahia, por exemplo, os produtores esperam aumentar o rendimento médio da soja para 60 sacas por hectare, contra 55 da safra anterior. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor local Ricardo Vieira afirma que as previsões mostram tempo favorável para o desenvolvimento das lavouras, o que poderia, de fato, promover esse aumento de produtividade. 

 

Com boas previsões indicando chuvas adequadas entre outubro e novembro, o plantio da soja em Correntina deverá ser iniciado em 20 de outubro. O vazio sanitário termina no próximo dia 8 no estado baiano. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

December 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A Cooperativa Agroindustrial Amambai – COOPERSA, fundada em 29 de junho de 1993, inscrita no CNPJ sob n. 70.363.650/0001-87, com inscrição estadual n. 28.289.944-8, esta localizada no município de Amambai na Estrada Municipal Amambai/Sertãozinho Km 01.

Contato

(67) 3481-2287

Av. Pedro Manvailler, 4632 - Vila Cristina, Amambai - MS

© 2018. Coopersa. Criado orgulhosamente por Eficienthis