Milho pode ser tolerante a alumínio

Se a descoberta for confirmada, permitirá avanços no desenvolvimento de novas cultivares

 Uma descoberta de cientistas da Embrapa em parceria com universidades e institutos de pesquisa do Quênia (África) como a Universidade de Moi (MU), pode revolucionar o cultivo de milho.  Foram identificados genes que controlam a tolerância da cultura ao alumínio. Até hoje somente um gene, o ZmMATE1, havia sido identificado.

 

O alumínio é responsável por reduzir a produtividade e aumentar os gastos com correção do solo. A descoberta tem potencial para o desenvolvimento de novas cultivares, conferindo à planta maior resistência aos efeitos tóxicos do alumínio e, diminuindo os custos, pode incluir os pequenos e médios produtores. Em solos ácidos que representam metade do total de solo global como o Cerrado, por exemplo, o alumínio pode impactar muito a produtividade.

 

A toxicidade do alumínio prejudica a exploração do solo pelas raízes, reduzindo a captação de água e de nutrientes e, consequentemente, a produção de grãos. No Brasil, em torno de 70% da produção de milho ocorre na segunda safra, ou safrinha, cuja produtividade é altamente dependente do regime de chuvas. “O aumento da tolerância ao alumínio em cultivares de milho é uma estratégia genética que contribui para o aprofundamento do sistema radicular, em áreas com prevalência de saturação de alumínio nas camadas sub-superficiais”, explica a pesquisadora Cláudia Teixeira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo (MG).

 

Ela ressalta que ainda serão necessários estudos avançados para a validação desses efeitos e para o desenvolvimento de marcadores específicos para a seleção desses novos genes. “Assim, o uso desses genes ainda está distante dos programas de melhoramento assistido, mas novas possibilidades científicas foram abertas”, comemora.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

December 12, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A Cooperativa Agroindustrial Amambai – COOPERSA, fundada em 29 de junho de 1993, inscrita no CNPJ sob n. 70.363.650/0001-87, com inscrição estadual n. 28.289.944-8, esta localizada no município de Amambai na Estrada Municipal Amambai/Sertãozinho Km 01.

Contato

(67) 3481-2287

Av. Pedro Manvailler, 4632 - Vila Cristina, Amambai - MS

© 2018. Coopersa. Criado orgulhosamente por Eficienthis